Simulado de concurso para Arquiteto

Simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Arquiteto, de nível superior. Organizadoras: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

É índice urbano que mede a área da projeção do terreno no plano horizontal de referenciação cartográfica:

Questão 2

A legislação ambiental brasileira tem por objetivo proteger o meio ambiente e reduzir ao mínimo as consequências de ações devastadoras. São fiscalizadas por órgãos ambientais e definem regulamentações e atos de infração em casos de não cumprimento. A Legislação Ambiental Brasileira considera Área de Preservação Permanente (APP):

Questão 3

As dimensões dos pisos e espelhos em uma escada, conforme a NBR 9050, que trata da ibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, devem ser constantes em toda a escada ou degraus isolados. Para seu dimensionamento, devem ser atendidas as seguintes condições:

I. 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m.
II. pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m.
III. espelhos (e): 0,16 m ≤ e ≤ 0,18 m.

Considere uma edificação com vão a vencer de 3,15 metros, na qual será construída uma escada de 1,2 m de largura, reta, em 2 lances com 9 espelhos cada e um patamar intermediário. Considere o comprimento do patamar igual à largura da escada. Qual alternativa apresenta o comprimento exato total da escada que atende de forma satisfatória os parâmetros I, II e III destacados acima?

Questão 4

Segundo a NBR9050/2015: ibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos o módulo de referência (M.R.) é a projeção no piso do espaço ocupado por uma pessoa utilizando cadeira de rodas motorizada ou não. De acordo com a referida norma, assinale a alternativa que apresenta qual a dimensão do M.R.

Questão 5

Como se sabe, o Diagrama de Gannt é de muita utilidade principalmente para representar o cronograma do projeto es suas tarefas. Assinale a alternativa que não apresenta um dos componentes geralmente utilizados em tal diagrama:

Questão 6

De acordo com a RDC 50 (Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária) assinale a alternativa que apresenta qual a dimensão mínima de sala cirúrgica grande (ortopedia, neurologia, cardiologia, etc.).

Questão 7

Eflorescência é conceituada como depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como piso (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As eflorescências causam degradação microestrutural apenas nas zonas próximas à superfície, bem como degradação estética no produto cerâmico, paredes pintadas, pisos e tetos.
( ) Os sais solúveis que dão origem às eflorescências têm origem apenas da água existente no subsolo.
( ) As eflorescências podem alterar a aparência da superfície sobre a qual se depositam e em determinados casos seus sais constituintes podem ser agressivos, causando desagregação profunda.
( ) A argamassa que contém cal em sua composição é menos vulnerável à ocorrência de eflorescência, tendo em vista que a eflorescência é maior quando as argamassas não contêm cal aditivada.

Assinale a sequência correta.

Questão 8

A fim de proporcionar a utilização de edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, é necessário respeitar critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de ibilidade. Com base nos elementos de ibilidade é possível afirmar que:

Questão 9

Leia:

Um ponto é definido neste sistema por meio de uma coordenada denominada abscissa (coordenada X) e outra denominada ordenada (coordenada Y). Uma das notações P (x, y) ou P= (x, y) é utilizada para denominar um ponto P com abscissa x e ordenada y.

O excerto discorre sobre o sistema de coordenadas:

Questão 10

O artigo 18 do Decreto-Lei nº 25/1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, versa sobre a área de entorno dos bens. Segundo ele, “sem prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que lhe impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anúncios ou cartazes, sob pena de ser mandada destruir a obra ou retirar o objeto, impondo-se neste caso a multa de cinquenta por cento do valor do mesmo objeto.”
Ao longo dos anos a interpretação deste artigo foi atualizada com uma ampliação do significado da área envoltória para a preservação de um bem cultural.
Sobre o tema é INCORRETO afirmar que:

Tempo de simulado: