Questões de Português - Simulado de Concurso

Confira uma seleção de questões de Português que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: FUNDAÇÃO CESGRANRIO e outras.

Questão 1

Em relação à classificação do sublinhado nas palavras abaixo, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • (1) Ditongo.
  • (2) Dígrafo.
  • (3) Encontro consonantal.
  1. ( ) Pauta.
  2. ( ) Questão.
  3. ( ) Necessidade.
  4. ( ) Brasileiros.
  5. ( ) Mulheres.

Questão 2

Quanto à ortografia, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 3

Em “... no ser humano, o DNA principal, que fica no núcleo celular, é uma mistura...”, o pronome relativo pode ser substituído, sem alteração de sentido ou incorreção gramatical, por:

Questão 4

Assinalar a alternativa em que a divisão silábica está CORRETA:

Questão 5

Leia o trecho a seguir.

“A presença de microexpressões faciais de ira ou desprezo atua como um repulsivo natural [...]”

Em relação à palavra destacada, analise as afirmativas a seguir.
I. Significa expressões de tamanho muito reduzido.
II. É formada por derivação sufixal.
III. É um substantivo.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 6

Considerando-se as relações estabelecidas pelas preposições entre o termo regente e o termo regido, assinalar a alternativa em que a preposição sublinhada estabelece relação de finalidade:

Questão 7

O acento grave está utilizado de acordo com a norma-padrão na seguinte frase:

Questão 8

“O povo não gosta de música clássica"

Estudante de Letras, mal chegado à faculdade, comecei a dar aulas de Português numa escola pública da periferia da cidade. Estava feliz porque gostei do trabalho de professor, nessa escola estadual frequentada sobretudo por comerciários, office boys, aprendizes de ofício, feirantes etc. Éramos quase todos da mesma idade, havia camaradagem entre nós.
Um dia convidei um grupinho dos mais chegados pra ir à minha casa ouvir música. “Música clássica", adverti. Preparei um programinha meio didático, dentro da sequência histórica, com peças mais ou menos breves que iam do canto gregoriano a Villa-Lobos. Comentava as diferenças de estilo, de sentimento, de complexidade. A sessão toda durou quase duas horas, incluindo minhas tagarelices. Gostaram muito.
Dois ou três dias depois, um deles (pobre, como os outros) apareceu na aula com um embrulho na mão. “Professor, comprei hoje isso pra mim. O senhor acha que essa música é boa?" Era um LP de Tchaikovsky, talvez com sinfonias ou aberturas, não me lembro. Disse que sim, e ele saiu todo sorridente. Imaginei a cena do dia: ele entrando numa casa de disco do centro da cidade e pedindo um “disco de música clássica". Venderam-lhe uma gravação barata, nacional.
Ao final do ano letivo despediu-se de mim (sairia da escola, concluído o primeiro grau) e me deixou na mão um bilhetinho. Não decorei as palavras, que eram poucas, mais ou menos estas: “Professor, muito obrigado por me fazer gostar de música clássica". Desmoronei um pouco, pensando em como este país poderia ser diferente. Não lhe disse, na hora, que a gente pode gostar naturalmente de qualquer música: é preciso que não obstruam nosso o a todos os gêneros musicais. E embora seja quase impossível que estas palavras cheguem ao meu antigo aluno, pergunto-lhe agora, com mais de quatro décadas de atraso: “Então, seu Carlos, gostou do Tchaikovsky?"

(Teotônio Ramires, inédito)

Da pressuposição de que ...... a-se à inferência de que ......

Em relação ao texto, a frase acima expressará um pensamento coerente preenchendo-se as lacunas, na ordem dada, com os segmentos:

Questão 9

De acordo com a norma padrão da língua, em qual alternativa a frase NÃO apresenta erro ?

Questão 10

O texto abaixo é um recorte de uma música. Observe:

Eu já paguei o Peg-Pag, meu pecado,
Mais a conta do rosário que eu comprei pra mim rezar
Ave Maria.

Conforme a norma-padrão, o uso do pronome pessoal oblíquo na construção do enunciado em questão está

Tempo de simulado: