Simulado de concurso para Enfermeiro

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Enfermeiro, que exige ensino superior. Organizadoras: COPERVE e outras.

Questão 1

Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade. Sobre as RAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro elemento das RAS, e sua razão de ser, é uma população colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das RAS.
II. Nas RAS, preconiza-se uma forma de atuação proativa e contínua, baseada em plano de cuidados, realizada conjuntamente pelos profissionais e pela pessoa usuária e com busca ativa.
III. A característica essencial do modelo de atenção à saúde na perspectiva das RAS é a fragmentação por ponto de atenção à saúde, sem estratificação de riscos e voltada para as condições de saúde estabelecidas.
IV. As RAS, como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, são coordenadas pela atenção hospitalar. Assim, os hospitais devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.
V. Nas RAS, o cuidado está relacionado com a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias, com ênfase no autocuidado apoiado.

Questão 2

Conforme disposto no artigo 7º da Lei Orgânica da Saúde n. 8.080/90, as ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo a determinados princípios. Sobre o assunto, analise os itens abaixo, identifique os que correspondam a essas diretrizes e assinale a alternativa correta.

I. Universalidade de o aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
II. Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços curativos e individuais, padronizando a atenção de saúde independentemente dos níveis de complexidade do sistema.
III. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
IV. Utilização de pretexto político e deliberado para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.
V. Organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.

Questão 3

Em geral, números absolutos de casos de doenças ou mortes não são utilizados para avaliar o nível de saúde, pois não levam em conta o tamanho da população. Dessa forma, os indicadores de saúde são construídos por meio de razões, em forma de proporções, coeficientes ou índices. Sobre a mortalidade proporcional por idade, é correto afirmar que:

Questão 4

O rápido crescimento da população idosa, em poucos anos irá mudar completamente o atual quadro demográfico, trazendo efeitos significativos em todos os níveis da sociedade, principalmente na saúde pública e consequentemente para os profissionais da saúde. Analise as afirmativas abaixo.

I. As quedas constituem importante agravo à saúde do idoso e estão associadas a elevados índices de morbimortalidade. Algumas causas mais comuns das quedas são fatores ambientais; diminuição da acuidade visual; distúrbios de equilíbrio e marcha. É função do enfermeiro identificar os fatores de risco na consulta de enfermagem.
II. A demência caracteriza-se pelo prejuízo de um nível intelectual prévio. A causa mais comum de demência é a Doença de Alzheimer, responsável por 50-60% de todos os casos, e sua prevalência aumenta após os 60 anos de idade. Após o enfermeiro identificar o agravo é necessário o encaminhamento para uma avaliação especializada.
III. A sexualidade faz parte de todas as etapas da vida, e sua expressão saudável é fundamental para a felicidade do ser humano. Durante a consulta de enfermagem o enfermeiro pode identificar o surgimento de algum problema que possa interferir na sexualidade da pessoa idosa, por exemplo, a polifarmácia, transtornos físicos e psicológicos.

Assinale a alternativa correta.

Questão 5

Atualmente, é sabido que a qualidade do atendimento em enfermagem, incluindo os procedimentos técnicos, é fundamental para o manejo e a recuperação do paciente. Assinale a alternativa correta.

Questão 6

A mensuração da qualidade da assistência de enfermagem e dos custos nas instituições de saúde por meio da avaliação dos registros dos prontuários dos pacientes constitui-se em uma atividade do(a) enfermeiro(a), prevista na Resolução COFEN n. 266/2001. A correta denominação dessa função é:

Questão 7

Homem de 23 anos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob ventilação mecânica em pressão controlada e em uso de Fentanil e Midazolan, em infusão contínua, a 5 ml/h. Diante do caso, quais são as escalas mais apropriadas para monitorar o nível de sedação?

Questão 8

O cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo muito importante para o paciente e para a equipe de saúde.

Por meio desse procedimento, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais desse órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.

Sobre os cuidados de Enfermagem pós-cateterismo, assinale a alternativa incorreta.

Questão 9

Para promover a assistência de enfermagem individualizada e direcionada a cada paciente, de maneira efetiva, é necessário que o enfermeiro desenvolva o raciocínio clínico envolvendo toda a gama de seu conhecimento teórico e científico. Sobre as seguintes alterações orgânicas e sistêmicas, analise as afirmativas abaixo.

I. As Síndromes Coronarianas Agudas são manifestações clínicas que caracterizam um quadro de isquemia miocárdica aguda. Um diagnóstico de enfermagem comum é o débito cardíaco diminuído e a principal intervenção é a monitorização na pressão arterial e da frequência cardíaca.
II. A hemorragia digestiva alta é a maior causa de morbimortalidade em cirróticos, durante o atendimento inicial ao paciente a equipe de enfermagem a obtenção de dois os venosos periféricos de grosso calibre, coleta de exames laboratoriais, reposição de volemia e conforme a prescrição médica.
III. O coma hiperosmolar não cetótico é uma complicação agudo do diabetes mellitus tipo 2, ao realizar o exame físico, o enfermeiro geralmente depara-se com sinais de hipervolemia e alteração do estado neurológico, que varia desde agitação ao coma.
IV. As queimaduras graves devem ser encaradas como traumas sistêmicos e faz parte da assistência de enfermagem assegurar a estabilização hemodinâmica e respiratória, aliviara dor, prevenir infecções e potenciais complicações.

Assinale a alternativa correta.

Questão 10

Com relação aos cuidados pós-anestésicos, assinale a alternativa correta:

Tempo de simulado: