Simulado de concurso para Orientador Social

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Orientador Social, que exige ensino superior. Organizadoras: Crescer Consultorias, AMEOSC, CEPERJ e outras.

Questão 1

De acordo com a Lei Maria da Penha, “qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades” é em caso de violência:

Questão 2

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, compete aos estabelecimentos de ensino, exceto:

Questão 3

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90) analise as afirmativas abaixo:

I- O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
II- A falta de carência de recursos materiais é motivo suficiente para a suspensão ou perda do poder familiar.
III-É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 4

Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera-se criança para os efeitos desta Lei

Questão 5

A Lei n.º 12.594/12, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) trouxe importantes avanços como, EXCETO:

Questão 6

Abaixo temos alguns crimes que se cometidos contra idosos são puníveis com reclusão de seis meses a um ano e multa, exceto um no qual sua reclusão é de seis meses a três anos. Identifique-o:

Questão 7

Assinale a incorreta. São direitos dos trabalhadores:

Questão 8

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Questão 9

Complete a frase:
“Considera-se _______________________________ a unidade que funciona em relação de dependência com entidade pública ou beneficente de assistência social, que tem por objetivo a integração social por meio de atividades de adaptação e capacitação para o trabalho de adolescente e adultos que devido ao seu grau de deficiência, transitória ou permanente, não possa desempenhar atividade laboral no mercado competitivo de trabalho ou em oficina protegida de produção.”

Questão 10

O Levantamento Nacional de Abrigos para Crianças e Adolescentes (PEA), estimou que em torno de 80.000 crianças e adolescentes estão vivendo em instituições de abrigo no Brasil. São medidas protetivas para Crianças e Adolescentes, EXCETO:

Tempo de simulado: