Simulado de concurso para Agente de Vetores

Está se preparando para um concurso público na área de saúde e busca aprimorar seus conhecimentos? Então, não perca a oportunidade de participar do nosso Simulado de Provas de Concurso Público para Agente de Vetores.

Questão 1

Acerca dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), dispostos na Lei nº 8.080/1990, analise as afirmativas a seguir.

I. O objetivo do SUS é oferecer assistência à saúde por meio de ações integradas de proteção, recuperação e prevenção.

II. O Estado tem a responsabilidade de formular e executar políticas econômicas e sociais que visem à promoção da saúde, proteção contra doenças e garantia de o universal e igualitário a serviços de saúde.

III. A identificação dos fatores que influenciam e determinam a saúde é fundamental para o propósito do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a divulgação desses fatores não é parte integrante da sua abrangência.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Questão 2

Segundo o Ministério da Saúde, uma situação caracterizada pelo aumento repentino e inesperado no número de casos de uma determinada doença em uma área ou grupo específico de pessoas, em um curto período, é denominado:

Questão 3

Segundo o Ministério da Saúde, surto de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) é o evento em que um grupo pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, exceto para _____________ , em que a identificação de apenas um caso já configura um surto.

A lacuna é corretamente preenchida por:

Questão 4

Nos termos da Lei n° 11.350/2006, são consideradas atividades típicas dos Agentes de Combate às Endemias, EXCETO:

Questão 5

São larvicidas utilizados no combate ao vetor Aedes aegypti, relatados em boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, EXCETO:

Questão 6

Um dos princípios da Atenção Básica é oferecer cuidado levando em consideração as diferenças nas condições de vida e saúde de cada pessoa, conforme suas necessidades. Este princípio visa atender à diversidade, sem exclusões baseadas em características como idade, gênero, raça, religião, nacionalidade, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, condição socioeconômica, escolaridade ou limitações físicas, intelectuais ou funcionais. Sua abordagem considera implementar estratégias para minimizar desigualdades e evitar a exclusão social de grupos vulneráveis, a fim de impactar positivamente na autonomia e na situação de saúde dessas pessoas.

Nos termos da legislação vigente, o princípio descrito recebe o nome de:

Questão 7

Trata-se de uma doença que representa um importante desafio à saúde pública no país, dadas a alta prevalência, a gravidade das formas clínicas e o curso prolongado da infecção. O ser humano é o principal hospedeiro definitivo do helminto causador, no qual o parasita se desenvolve em sua forma adulta e se reproduz sexualmente, gerando ovos que são eliminados no meio ambiente por meio das fezes. Os caramujos gastrópodes aquáticos funcionam como hospedeiros intermediários, e permitem a reprodução assexuada do parasito.

A doença de que trata a descrição é nomeada:

Questão 8

Sobre o uso do fumacê no controle do vetor Aedes aegypti , analise as afirmativas a seguir.

I. Trata - se de um tipo de nebulização espacial que pode ser utilizada sem moderação, como efeito preventivo, mesmo que não tenha ocorrido surto de proliferação do mosquito.

II. As gotículas de inseticidas expelidas pelo carro fumacê devem penetrar no interior dos quintais e das casas.

III. O principal objetivo dessa estratégia é reduzir o número de machos adultos do mosquito, pois apenas este transmite a doença.

Nos termos das disposições do Ministério da Saúde, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Questão 9

Trata - se de uma doença ocular crônica inflamatória que causa cicatrizes na conjuntiva palpebral, levando a problemas que podem causar cegueira. A Chlamydia trachomatis é frequentemente responsável pela infecção, especialmente em comunidades endêmicas e crianças. A patologia descrita é nomeada:

Questão 10

São doenças que podem apresentar veiculação hídrica ou alimentar, EXCETO:

Tempo de simulado: